segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A caixa

De dentro do meu quarto escuro eu lia um livro qulaquer com aquele ar solene de quem estudou a vida inteira pra ter um bom emprego, um carro do ano algumas coisas mais que eu não lembro ou deixei em algum canto mofado. 
O jardineiro trabalhava lá fora embaixo do sol escaldante, até que ele bateu na janela etreaberta com um sorriso desdentado e um cacho de bananas na mão. A luminosidade entrando fez arder meus olhos:
- Óia só, a bananera deu caixa!
Dei aquela risada irônica de quem sabe mais e emendei:
- "Caixa"? Caixa do que, Josimar?
- Caixa de banana, ué. O senhor é burro, patrão?

Josimar tinha poucos dentes na boca, poucas ideias na cabeça e falava mais que rádio AM em estação de crente. Nunca quis perguntar sua religião com medo de estar dando corda pra forca. Sorri sem graça, fechei a janela só pra ouvir aquele jardineiro jardinar o jardim que na verdade, não era meu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário